(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Dicas para Decorar Apartamento Pequeno

Dicas para Decorar Apartamento Pequeno

Nossas dicas para decorar apartamento pequeno vão ajudar a maximizar cada centímetro do seu espaço!

 

1. Integração dos ambientes

Quando os espaços são compactos, o ideal é minimizar as divisões e eliminar paredes desnecessárias. Assim, integrar os ambientes é uma solução muito usada.

quanto custa reformar

Precisa de um Projeto de Decoração?

Unir a cozinha com a sala de jantar, por exemplo, é uma ideia funcional e moderna. Além de eliminar barreiras visuais, tornamos o espaço mais funcional em termos de circulação. Se a planta permitir, acrescente uma ilha, que pode funcionar como setorização dos espaços e ainda criar uma área para refeições.

altura da tv

Outra ideia muito em alta é anexar a varanda à sala de estar. Dessa forma, conseguimos ampliar o espaço de convivência. E também dar uma função melhor ao espaço da varanda, que muitas vezes acaba sendo pouco usado. Assim, se seu condomínio permitir o envidraçamento da varanda, não tenha dúvidas em anexá-la à área social.

design de interiores perdizes

2. Iluminação correta

Um erro muito comum na decoração de apartamentos é utilizar apenas um ponto central de iluminação. Dessa forma, os ambientes ficam escuros e com muita sombra, o que dá uma sensação de um espaço pequeno.

decoração de studio

Assim, procure um especialista em iluminação, como um designer de interiores ou um técnico em luminotécnica, para fazer seu projeto de iluminação. Eles saberão distribuir a luz nos ambientes de forma a valorizar os detalhes. E também deixar o espaço com a quantidade de luz e sombra adequada. Além disso, a escolha do tipo e da cor da lâmpada faz toda a diferença no projeto. As luzes frias deixam os espaços pouco acolhedores. Por outro lado, para espaços mais funcionais, como cozinha e home office, deve-se atentar ao posicionamento adequado da luz, assim como a potência das lâmpadas para facilitar o uso do ambiente.

decoração moderna para apartamento

Outra dica para decorar apartamento pequeno, em termos de iluminação, é misturar os tipos de luminárias. Assim, você garante que o espaço não fique monótono e sem graça. Dessa forma, combine perfis de led com luminárias embutidas e com foco direcionado. Também aposte no uso de abajures e arandelas nas paredes. Essas peças são decorativas e podem ser o destaque do ambiente.

projeto de interiores para estúdio

3. Dicas para decorar apartamento pequeno: escolha adequada dos móveis

A escolha de móveis muito grandes acaba por diminuir a sensação de espaço, além de prejudicar a circulação nos ambientes. Dessa forma, uma  das nossas principais dicas para decorar apartamento pequeno diz respeito a selecionar peças que sejam proporcionais ao espaço em questão.

quanto custa contratar um designer de interiores

É muito comum priorizar conforto em detrimento do tamanho ideal. Ou seja, muitas vezes, a compra de um sofá ou mesa de jantar não leva em conta o espaço, mas sim se eles serão grandes o suficiente para acomodar bem as pessoas. Assim, o ambiente fica com aspecto menor, pois sobra pouco espaço livre para circular.

decoração de sala

Dessa forma, a opção ideal é escolher sofás menores e complementá-las com poltronas e bancos, por exemplo. Ou, no caso da sala de jantar, partir para soluções que aproveitem o espaço da melhor forma possível, como o uso de canto alemão. Nesse caso, a mesa fica em um canto do ambiente, e as paredes são aproveitadas com bancos sob medida, o que aumenta a quantidade de assentos.

4. Marcenaria planejada

A marcenaria planejada é uma solução perfeita para apartamentos pequenos. Isso porque ela permite o máximo aproveitamento de cada ambiente, otimizando o uso do espaço.

Ao contrário dos móveis e armários prontos, a marcenaria permite adaptar cada peça à necessidade do morador e ao espaço disponível. Assim, pode-se listar todos os itens que serão guardados e definir exatamente como eles devem ser armazenados.

Dessa forma, não se perde espaço com prateleiras muito altas, por exemplo. O projeto pode prever as alturas adequadas dos armários de cozinha com base nos tamanhos de eletros, de taças, panelas, etc. E no quarto, por exemplo, pode-se calcular as alturas para as sapateiras e a quantidade de cabideiros necessários. Assim como o uso de nichos para bolsas, caixas, etc.

Muitas pessoas acham que a marcenaria planejada tem custo muito alto. Porém, além de valorizar o imóvel, ela melhora a funcionalidade e facilita o dia-a-dia, o que traz bem estar e conforto. E também é possível baixar o custo com algumas adaptações. Ou seja, trocar gavetas por prateleiras e nichos e portas de correr por portas de abrir, uma vez que o custo maior está associado a ferragens, como trilhos e corrediças.

5. Dicas para decorar apartamento pequeno: escolha das cores e materiais

As cores escuras fazem com que os ambientes pareçam menores. Dessa forma, o uso de tons claros e neutros é o recomendado para espaços compactos. Mas isso não significa que a decoração deva ser monótona. O uso de cores pode e deve ser aplicado em superfícies menores, como peças de mobiliário pequenas, almofadas, quadros e objetos. Além disso, quando as cores ficarem cansativas, basta trocar essas pequenas peças e criar uma decoração totalmente nova.

decoração de studio

Materiais com aspecto pesado, como madeiras ou revestimentos escuros ou estampados, também devem ser evitados. Dê preferência a materiais leves, como vidros e espelhos. Divisórias de vidro, por exemplo, deixam a luz passar e acrescentam transparência, o que aumenta a sensação de espaço. O mesmo vale para os espelhos nas paredes, que duplicam objetos e parecem aumentar os ambientes.

Outro cuidado é escolher poucos materiais na decoração, para aumentar a sensação de continuidade e amplidão. Assim, prefira usar o mesmo piso nos ambientes, para não criar setorizações e fazer as áreas parecerem menores. O mesmo vale para revestimentos e pintura de paredes. A continuidade dos espaços é o que vai fazê-los parecer maiores do que são.

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário